segunda-feira, 7 de abril de 2008

(Re)Construindo um relacionamento

Alguma coisa dentro de nós quer dar certo. Isto significa ser aceito. Aceito por quem? Pela família, em primeiro lugar. A família é sempre a ligação mais forte que todas as pessoas têm. A criança faz de tudo para ser aceita, do seu jeito, para poder pertencer, poder fazer parte. Aprendemos este comportamento desde pequenos.

Isto é o sistema familiar: a necessidade natural de perpetuação da família. O grupo familiar é um sistema vivo que age através de energias que estão sendo percebidas pelos membros do sistema. Todas as pessoas se sentem ligadas à sua família, ao sistema ao qual elas pertencem. Ser aceito pela própria família significa dar certo. Quando esta aceitação não acontece, surge o sofrimento.

Quando a criança não se sente aceita, carrega dentro de si, para sempre, uma carga que relembra o fracasso. Mesmo tendo sucesso na vida, este “fracasso” com os pais, com a família, pesa demais, é quase irrecuperável, enquanto não acontecer a harmonização entre os membros. Na tentativa de compensar essa dor, a pessoa tenta dar certo em outras áreas, se destacar, porém, isto acontece sempre através do esforço mental e emocional, não naturalmente e isso requer um grande esforço.

Nenhum comentário: