sábado, 3 de maio de 2008

A CANÇÃO DO EXÍLIO

LISBOA - 1855

Eu nasci além dos mares:
Os meus lares,
Meus amores ficam lá !
Onde canta nos retiros
Seus suspiros,
Suspiros o sabiá !
Oh ! que céu, que terra aquela,
Rica e bela
Como o céu de claro anil !
Que selva, que luz, que galas,
Não exalas,
Não exalas, meu Brasil !
Oh ! que saudades tamanhas
Das montanhas,
Daqueles campos natais !
Daquele céu de safira
Que se mira,
Que se mira nos cristais !
Não amo a terra do exílio,
Sou bom filho,
Quero a pátria, o meu país,
Quero a terra das mangueiras
E as palmeiras,
E as palmeiras tão gentis !
Como a ave dos palmares
Pelos ares*
Fugindo do caçador;
Eu vivo longe do ninho,
Sem carinho,
Sem carinho e sem amor !
Debalde eu olho e procuro...
Tudo escuro
Só vejo em roda de mim !
Falta a luz do lar paterno
Doce e terno,
Doce e terno para mim !
Distante do solo amado
Desterrado
A vida não é feliz.
Nessa eterna primavera
Quem me dera,
Quem me dera o meu país !

Primaveras - Casimiro de Abreu
Ed. L&PM - Pag 25
PS.: Eu amo esta poesia.
Adoro Casimiro de Abreu;
leve e romântico!!!


Casimiro de Abreu
**********************

Nenhum comentário: