sábado, 3 de maio de 2008

* MEUS JULHOS *


Sou julho,
estou explicado só pelo sol

Meu erro
é procurar um território
apto a nascer

A única geografia
que me aceita é a poesia

Como a chuva
que repousa entre nuvem e terra
me escrevo*
na ausência de todas as línguas

Me esqueço-me:
só me falto eu
para ficar todo só

Antes de nascer
já eu tinha envelhecido tudo

Por isso,
não me espanta
o casal de pedras
nem a árvore que engravidou

Minha doença,
felizmente,
é muito miraculável.

Mia Couto
julho de 1989

Em "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"
editorial Caminho,Pág. 67

"Mia Couto nasceu na Beira,Moçambique,em 1955.Foi director da Agência de Informação de Moçambique,da revista Tempo e do jornal Notícias de Maputo.Tornou-se nestes últimos anos um dos ficcionistas mais conhecidos das literaturas de língua portuguesa. O seu trabalho sobre a língua permite-lhe obter uma grande expressividade,por meio da qual comunica aos leitores todo o drama da vida em Moçambique após a independência.Os seus livros estão traduzidos nomeadamente em francês, inglês,alemão, italiano e espanhol."
********************************************************************

Nenhum comentário: